sábado, 13 de dezembro de 2014

Algumas Curiosidades




Você sabia?


  • Segundo um folder da ONG WAMY estima-se que quase 1/4 da população mundial seja muçulmana. E mais: os árabes representam apenas 18% da população muçulmana mundial.
  • No Brasil, o número de islâmicos é 35.167 de IBGE
  • Segundo Censo Demográfico de 2010 do IBGE 443 pessoas na Bahia declararam ser islâmicas. Dessas, 215 estão em Salvador. No interior a segunda cidade com maior número de adeptos é Ubatã (43), depois Barreiras (35) e Lauro de Freitas (28). 
  • Rio de Janeiro, Salvador e São Bernardo são as cidades onde o número de muçulmanos tem aumentado.
Fonte: Revista ISTOÉ
  • Wilton José de Carvalho - ou Yussuf é baiano e foi o primeiro brasileiro a comandar uma instituição islâmica no Brasil.
Especialistas tratam como fenômeno religioso o fato de cada vez mais brasileiros ascenderem ao topo da hierarquia de entidades muçulmanas. “Em algumas cidades, como Salvador e Recife, centros islâmicos que historicamente eram presididos por muçulmanos de origem árabe hoje têm brasileiros ocupando o posto”, afirma o sheik sírio Jihad Hassan Hammadeh, que preside o conselho de ética da União Nacional Islâmica (Uni).



  • O número de Sheikhs fluentes em português e nascidos no Brasil chamam a atenção. Além do número de mesquitas.
Fonte: Revista ISTOÉ




  • Apesar de algumas pessoas chamar o Centro Cultural Islâmico de Mesquita, ele não é, pois para ser uma mesquita é preciso ter arquitetura adequada Apesar disso, ambos os espaços tem a mesma função: são dedicados a cultos para os seguidores do Islã.
Essa é a Masjid al-Haram ou Mesquita Al-Haram, conhecida como A Grande Mesquita. É a maior mesquita do mundo, fica na cidade de Meca - Arábia Saudita e tem capacidade de abrigar 2 milhões de pessoas.
Fonte: Wikipédia

  • Assim como a mulher tem uma vestimenta, no Islã os homens também tem suas vestimentas sagradas. Bem como um nome sagrado. É taqiyah aquele ‘chapeuzinho’ que o Sheikh está utilizando na foto abaixo, e vestimenta masculina é o thoubh ou a jalabiyah.

         
Cristina - ou Karimah e o Sheikh Abdul Ahmad. Duas das pessoas que nos receberam muito bem nos dias de visita ao Centro.
Fonte: Correio e Wn.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário