sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Representação Social dos Islâmicos em Salvador

Representação Social e Islâmicos


Aplicamos questionários em Salvador, para estudntes universitários de da área dehumanas da Universidade Federal da Bahia e adultos a partir de 50 anos. Nos questionários o que as pessoas conheciam sobre o Islã (o conhecimento que as pessoas tinham, os meios de comunicação que viam falar sobre, e o conteúdo), o nível de relacionamento estabeleceriam  (escala de distancia social)e medimos o quanto crenças muçulmanas se aproximariam das crenças dos entrevistados.

A partir daí percebemos que a maioria das pessoas declaravam não conhecer o Islã. Abaixo a porcentagem de participantes que declararam conhecer (22% dos entrevistados) ou não conhecer (78% dos entrevistados) alguém religião islâmica:



As palavras relacionadas ao Islã demonstraram haver uma idéia mais heterogenia entre os adultos do que com os jovens, mostrando haver uma representação maior ou difusão de informações maior entre os estudantes. Aqui as palavras que os estudantes falaram para o termo Islã, quanto maior a palavra mais vezes ela se repetiu:

Nuvem de Palavras: Estudantes.
Produzido em: Wordle

Aqui as palavras que os adultos falaram para o termo Islã, quanto maior a palavra mais vezes ela se repetiu:

Nuvem de Palavras: Adultos.
Produzido em: Wordle

Essa heterogeneidade de palavras e homogeneidade tem a ver com a congruência ou não de idéias para o termo Islamismo. Os adultos tem menos congruência, menor representação e talvez menos informações, por conta da maior heterogeneidade das palavras citadas ao termo Islamismo.

Com relação a proximidade dos relacionamentos, a maioria das pessoas teriam conhecidos, amigos e família de religião islâmica. Abaixo as porcentagens de quantas pessoas teriam os relacionamentos com muçulmanos:



Agora, será que as crenças individuais dos participantes são distantes das crenças mulçumanas?



Interessante ver esses dados, não?!

Mas como será que funciona um Grupo Islâmico? E um grupo de de Islâmicos em Salvador? Vamos conferir nos próximos posts!


Nenhum comentário:

Postar um comentário