sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Panorama

Olá,

Como vimos no post anterior, fomos conhecer o Centro Islâmico de Salvador e pudemos perceber como é a realidade da vida islâmica e o que alguns adeptos pensam a respeito de alguns temas!

Fachada do Centro Islâmico Cultural Islâmico da Bahia.
Fonte: Islam Cuiabá - Divulgando a Religião da Paz


Primeiro vamos saber um pouco sobre o Centro!

A ideia do centro surgiu a partir de um seminário feito aqui em Salvador, na década de 90, sobre a religião Islâmica. O seminário foi idealizado por um estudante da UFBA que vislumbrava conhecer e debater mais a respeito da influência histórica islâmica na Bahia, que ocorreu, segundo ele, principalmente,  através do grupo Malês (grupo de africanos islâmicos escravizados). Vocês se lembram da revolta dos Malês? Foi uma revolta famosa na História da Bahia, organizada por esses grupos de africanos escravizados, que apresentavam algumas características diferentes em comparação a outros escravos, pois eram islâmicos, sabiam ler, escrever, conheciam sobre ciências e foram referência de resistência contra o sistema escravocrata brasileiro.

A partir dessa percepção do estudante baiano, de observar nos grupos Malês da Bahia a principal fonte de influência da cultura islâmica no território, e da mesma observação feita por alguns muçulmanos de São Paulo, houve a organização e efetivação do seminário sobre o Islamismo que contou com presença de islâmicos do Brasil e da África. 

Depois do seminário foi proposta a fundação do Centro Islâmico, que passa a ganhar formato concreto em 1991, quando foi alugada  uma casa, que foi o primeiro centro islâmico de Salvador. O centro foi crescendo, e desde então o número de adeptos só aumenta. Segundo um islâmico frequentador do centro, houve um ano em que Salvador teve o aumento mais expressivo de islâmicos no Brasil!

Então, o centro cresceu e hoje conta com grande número de convertidos. Aqui na Bahia, 90% dos islâmicos são convertidos, isto é, eram oriundos de outras religiões e se converteram ao Islamismo. A título de curiosidade, grande parte deste percentual é composto por mulheres!


Abaixo esta o link para conhecer mais sobre o Centro Islâmico de Salvador:


Nenhum comentário:

Postar um comentário