segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Opressão às Mulheres Muçulmanas?

Fonte: Blog Dúvida Metódica


Quando fizemos a pesquisa pedimos para as pessoas falarem as palavras que lhes vinham a mente para a expressão islamismo. Houveram muitas repetições para a questão da mulher, no sentido de opressão e violência. Quando fomos ao centro e sentamos e conversamos com mulheres reais e que são muçulmanas, pudemos entender mais sobre o que é verdade e mentira sobre essa "opressão". Pelo menos para as mulheres muçulmanas da Bahia.

Primeiro, vamos desmistificar algumas coisas: as mulheres muçulmanas da Bahia podem se divorciar se o casamento não esta dando certo, assim como mulheres católicas poderiam fazer; quando se separam, se tem filhos, as leis do Brasil são seguidas, ou seja, os filhos permanecem com as mães; as mulheres divorciadas podem se casar novamente. Essas são algumas questões que pairam no imaginário das pessoas, que as mulheres teriam obrigação de ficarem casadas, ou que perderiam os filhos ao separar e não se casariam novamente.

Agora vamos falar da opressão. Até que ponto uma mulher é oprimida por sua roupa? Seu véu? Eu (Janaína), passei pela experiência de vestir a roupa das muçulmanas quando fui ao centro e como toda ocidental pensei que seria desconfortável e que faria mais calor do que já estava fazendo, mas a sensação foi outra, achei impressionante como aquelas vestimentas são confortáveis e frescas.

Outra coisa interessante que conversamos no centro foi como as mulheres se sentem com as roupas mais folgadas e longas e o véu na cabeça. Elas disseram se sentir belas, livres para serem quem são, sem passarem por situações constrangedoras como os famosos "olhares" masculinos na rua e que se sentiam bem também por não haver uma pressão tão grade quanto ao corpo, no sentido de estar magra, malhada, maquiada e todas essas pressões que a mulher ocidental sofre.



Então, voltando o olhar para a mulher brasileira que sofre a pressão, ou posso dizer, opressão da sociedade de ser sempre magra, com músculos, cabelo liso, depilada, maquiada, sem rugas e jovem para poder usar as roupas que estão cada vez menores e mais justas. Opressão essa que é sentida até pelas crianças!

Fonte: Samara Sampaio Make Up


Então te pergunto: A opressão só existe no islâmismo?

A opressão existe em toda sociedade, todos os membros são oprimidos, mulheres e homens - em diferentes circunstâncias, claro. Todas as sociedades tem regras de conduta e formas e viver que são o ideal para as pessoa a seguem, porém por que esse ataque a apenas um modo de ser? Acredito que essa vontade de levar o ideal ocidental como ideal para todas as outras culturas, oprimindo-as, não é a melhor opção. É preciso respeitar o outro e olhar para si e perceber que a própria cultura também não é perfeita.

Este é um convite para refletir, a se por no lugar do outro e perceber que para saber sobre a opressão exercida pela religião as mulheres muçulmanas é preciso ouvi-las, e não ouvir o que pessoas que não se aproximaram desta realidade,


Nenhum comentário:

Postar um comentário